No dia 9 de junho foi comemorado o dia do Porteiro. A data foi escolhida pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores da categoria, mas não se sabe o motivo. Muitas pessoas acreditam que o Dia do Porteiro deveria ser comemorado no dia 29 de junho em alusão aos festejos do Dia de São Pedro, conhecido como o “porteiro do céu”. Mas independe da data, o mês de junho é o mês deles.

Se pararmos para pensar quantas vezes por dia encontramos esse profissional, seja na residência ou escritório, lembraremos o quanto sua presença é essencial para a vida de condomínios comerciais e residenciais.

O porteiro é quem vigia a entrada e saída das pessoas, aquele que zela pela segurança dos moradores de prédios, condomínios, empresas, indústrias, escolas, hotéis, escritórios e outros.

Apesar de toda evolução tecnológica e a implementação da portaria remota/virtual em alguns locais, a profissão não irá desaparecer tão cedo. O porteiro é a primeira impressão que temos ao chegar a um condomínio. É ele quem deve ou não autorizar a entrada de visitas, prestadores de serviços ou dos funcionários das unidades. Seu papel na segurança é imprescindível.

E vão além, acabam virando amigos e conselheiros de todas as horas. Uma profissão que cuida um pouco de nós todos os dias. Por isso valorize os profissionais do seu condomínio. O ConGp homenageia todos esses profissionais que protegem nossos lares e se dedicam ao nosso bem-estar. Parabéns aos Porteiros.